domingo, 4 de junho de 2017

Livro Ecos de desassossego, da escritora Thoughts - Chiado Editora


 Olá a todos :D
Hoje venho falar-vos acerca do livro que recebi da Chiado Editora.  Chama-se Ecos de Desassossego e foi escrito pela Thoughts. Sinto que não poderia ter feito melhor escolha, porque acabei por me identificar com a escritora em alguns aspetos. Houve momentos em que pensei: ''meu Deus, ela é como eu''.

 Com certeza se devem estar a perguntar: Porquê o nome Thoughts? Ao ler o livro não consegui descobrir bem o porquê dela ter escolhido esse nome, mas consegui ficar a saber que ela não quis divulgar o seu verdadeiro nome, por ainda estar em recuperação e também por algum receio, porque esta é a sua história.
 A Thoughts é uma menina de 20/21 anos, nascida nos Açores, que vive atualmente em Lisboa, pois está a tirar o curso de Direito e o curso de Teatro. Este é o seu primeiro livro, mas espero que ela escreva mais, porque fiquei fã da sua escrita.


 Desde os dois anos de idade que a autora sofre de alergias de pele que lhe foram deixando marcas e manchas, assim como foram fazendo com que ela ganhasse complexos com o seu corpo. No entanto, foi durante a sua adolescência, que o maior problema surgiu, quando começou a imaginar gordura onde ela não existia, o que levou ao surgimento da bulimia: ''Ao olhar-me ao espelho cruel, duro e verdadeiro, via uma rapariga gorda, inchada, pesada''. Tanto o peso como a alergia de pele tornaram-se o seu ''tormento diário''.
 O livro é composto por  pequenos textos, escritos na 1ª pessoa, onde a Thoughts exprime as suas angústias, receios, tristezas, inseguranças e instabilidades, o amor que nutre pelo namorado, os seus sonhos e ambições, ao mesmo tempo que nos vai dando a conhecer o seu problema com a  bulimia e o quanto isso afetou a sua vida. O livro termina com um texto onde a Thoughts diz que tem esperança que tudo melhore: ''Tenho esperança. Esperança de começar a olhar o meu corpo de outra forma, com mais algum carinho e ternura (...)''; '' Esperança de concretizar os meus sonhos (...)''.
 ''Quis nihil cogitat, parum vivet''( Quem nada sonha, pouco vive), uma frase que está em muitos dos textos da Thoughts e que diz muito para ela, assim como para mim, que tal como ela, sou muito sonhadora.

 Para concluir esta minha review, eu recomendo este livro a toda a gente. Lê-se rápido, porque apenas tem 128 páginas, e vale muito a pena. Infelizmente, ainda existem pessoas que julgam quem tem este tipo de problema, e ler este livro faria-lhes bem para entenderem o sofrimento destas pessoas. Ter bulimia afeta muito a pessoa que dela sofre, estar todos os dias a olhar para a balança na esperança de ver o peso baixar, perder a confiança em si, ... é um desgaste emocional e físico muito grande.

 Deixo aqui o meu agradecimento à Chiado Editora e os meus parabéns à Thoughts, pela sua coragem em partilhar o seu testemunho e pela força que tem para lutar contra este problema.

Espero que tenham gostado de conhecer este livro, assim como eu gostei muito de o ler.
Beijinhos

32 comentários:

  1. Respostas
    1. Sim, lê-se rápido e vale muito a pena :D
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Fiquei curiosa com o livro ;)

    http://mundodablue.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito interessante e vale a pena ler :D
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Marta,
    Muito interessante. Um que um problema de pele desencadeou...
    Ainda é difícil de explicar que a baixa auto-estima possa levar a casos muitos graves de saúde.
    É sofrimento para quem passa e para quem a rodeia...muito desgastante, mesmo! ;) Beijinho. <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo. É preciso muita força, não só daqueles que deste problema sofrem, como dos que os rodeiam.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Saltou-nos a curiosidade :)
    Parece ser interessante!
    Beijinhos**
    _________________________
    All The way is an adventure
    Jess & Rose Blog | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito, dá para conhecermos um pouco do que é viver com bulimia nervosa.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Interessante, porém me pareceu bem triste.
    Mas é sempre bom sabermos um pouco do que o outro passa e cultivarmos empatia pelas pessoas.

    Preserve Suas Raízes
    Instagram - Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, de facto não conseguimos deixar de partilhar a dor da autora.
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Ótimo Artigo !!!

    Estou amando seus artigos, sempre amei visitar seu blog e ler os artigos, sempre tem dicas e informações interessantes...

    Parabéns !!

    Edenilda Lima

    Colaboradora do resultadolotofacil.eco.br

    ResponderEliminar
  7. A bulimia é algo muito sério. Não deve ter julgamentos. Mas é uma triste realidade. O livro parece ser ótimo, fiquei curiosa em ler , gosto de biografias, gostei bastante da dica de leitura.
    um beijo <3

    www.chuvanojardim.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo.
      Se gostas de biografias, com certeza vais gostar deste livro, apesar de ele tratar de um tema difícil.
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Parece ser sem dúvida interessante, apesar de não ser um tema fácil. Fiquei curiosa. :)
    Beijinhos, The Fancy Cats

    ResponderEliminar
  9. Amei sua resenha, essa leitura deve ser incrível, fiquei apaixonada pela capa do livro! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso também é das coisas que mais gosto no livro, a capa :D
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Fiquei curiosa, confesso que ainda não conhecia.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Não conhecia o livro, mas aborda um tema bem polémico e para o qual devemos estar atentos!

    Beijinhos <3
    http://demantanosofa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Fiquei curiosa com o livro
    Apesar de não ser um tema fácil admiro a autora pela escrita do seu testemunho
    Vou procurá-lo para o comprar :)
    xoxo
    Polimake-Blog | Youtube | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário! Por favor, deixe o link do seu blog para que eu possa retribuir :)